Ufam suspende matrícula de candidatos aprovados no Sisu 2024
Na tarde desta terça-feira, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou a suspensão, por tempo indeterminado, da matrícula de candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo Comunicado Oficial divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a medida se deu devido à decisão judicial, em sede de liminar exarada pela 3ª Vara Federal Cível da SJAM, “que determinou a suspensão dos efeitos da Resolução nº 44/2015 do Consepe/Ufam e da Portaria nº 1.589/2023”.
Tais documentos garantiam aos candidatos do Sisu, que cursaram integralmente o ensino médio nas instituições de ensino situadas no Estado do Amazonas, uma bonificação estadual de 20% na nota do ENEM.
No dia 25 de janeiro deste ano, a juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, da Justiça Federal do Amazonas, assinou decisão que suspendeu a resolução e a portaria da Ufam que garantiam o benefício aos estudantes.
Já na manhã da última segunda-feira (26), o desembargador Alexandre Machado Vasconcelos, do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília, rejeitou o recurso solicitado pela Ufam, mantendo a suspensão do bônus.
Dessa forma, a Proeg informou a suspensão da matrícula institucional dos aprovados no processo seletivo realizado em 2024, em cumprimento da decisão judicial.
Foi informado ainda, que a Ufam aguarda por providências por parte do Sisu e do Ministério da Educação para enfim prosseguir com os procedimentos cabíveis.
https://www.instagram.com/p/C33S8AlPmLf/
*Com informações da Proeg
Reportagem: Thiago Mendes
Foto: UFAM