Presidente Roberto Cidade comemora 20 anos da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e reforça compromisso institucional da Aleam com a capacitação cidadã

Presidente Roberto Cidade comemora 20 anos da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e reforça compromisso institucional da Aleam com a capacitação cidadã

 

Ao comemorar duas décadas de atuação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), assumiu o compromisso de ampliar os serviços prestados pela instituição que se consolidou, nacionalmente, como referência em formação cidadã, capacitação de servidores e promoção de políticas educacionais voltadas à sociedade amazonense.

 

No decorrer de sua trajetória, a Escola do Legislativo formou cerca de 400 mil pessoas por meio de cursos gratuitos, palestras, projetos itinerantes e ações voltadas à cidadania. Entre seus programas mais consolidados estão o Parlamento Jovem, o Conhecendo o Legislativo, o Cidadão de Berço, o Educando pela Cultura, o Educando pelo Amazonas e, mais recentemente, o Educa Aleam, uma iniciativa direta do presidente Cidade.

 

“A Escola Legislativa José Lindoso é muito produtiva, tem um trabalho sério e, a cada ano que passa, a gente vê ela evoluir, se desenvolver e se adaptar à realidade. Neste ano, tivemos a ideia de auxiliar os alunos que iriam prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e realizamos o ‘Aleam Educa’ e foi um sucesso. Mais de 1,5 mil alunos passaram por aulas em cinco sábados e puderam se aperfeiçoar em matérias como língua portuguesa, inglesa e redação. Em 2026, vamos aperfeiçoar ainda mais os nossos programas e expandir os serviços ofertados, gratuitamente, pela Escola do Legislativo José Lindoso”, afirmou o presidente.

 

Criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29 de novembro de 2005, na gestão do então presidente Belarmino Lins, com a finalidade de promover a qualificação técnico-profissional do funcionalismo público e ampliar o diálogo entre o Parlamento Estadual e a população, a Escola do Legislativo tem ampliado sua atuação para os municípios do interior do Estado.

 

“Com a chegada do presidente Roberto, a gente conseguiu atingir 22 municípios e, com isso, alcançar, em apenas dois anos, mais de 23 mil pessoas. Nossos programas visam trabalhar não apenas com estudantes, mas com o parlamentar das Câmaras Municipais do interior, assessores e todos os responsáveis por fazer política, para que subsidiados com educação de qualidade possam beneficiar toda a sociedade. E é com esse objetivo que vamos manter o nosso trabalho, sempre fortalecendo os programas e projetos realizados pela Escola do Legislativo”, declarou o diretor da instituição, Jander Lasmar.

 

Um dos homenageados pelos 20 anos de atividades da Escola do Legislativo da Aleam, o diretor-geral da Casa, Wander Mota, falou da emoção em acompanhar o desenvolvimento da instituição.

 

“Acompanhei esses 20 anos da Escola do Legislativo. A Assembleia abraça a Escola do Legislativo com muito carinho e nessa administração, o nosso presidente tem dado todo o apoio, todo o incentivo para que a Escola do Legislativo aprofunde os seus cursos, busque mais espaço, abra realmente as suas portas aos servidores da Casa, aos seus dependentes e à população em geral. A Escola, nessas duas décadas, se fez presente na educação não só na Assembleia, mas na vida do povo amazonense. Fico muito honrado por, através da minha função enquanto diretor-geral da Casa, apoiar os serviços prestados pela Escola do Legislativo. Que venham muitos mais anos pela frente”, finalizou o diretor-geral da Aleam.

 

— — —

Avatar

Redacao Portal Impacto

Related articles

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25  Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas.    Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25 Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas. Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *