Papa Francisco segue em estado crítico, informa o Vaticano

O estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, continua inspirando cuidados, mas ele passou a noite sem intercorrências e segue em repouso, conforme informado pelo Vaticano nesta segunda-feira (24). O pontífice está internado há dez dias devido a uma pneumonia bilateral, e exames recentes também apontaram um início de insuficiência renal leve.
De acordo com o boletim oficial, Francisco “dormiu bem e mantém seu repouso”, permanecendo sob observação médica. Ele recebe oxigênio por cânulas nasais para auxiliar na respiração, enquanto sua equipe monitora de perto qualquer sinal de complicação.
Nos últimos dias, houve um aumento na preocupação com sua condição devido a uma crise de asma e uma queda nas plaquetas no sangue, associada a um quadro de anemia. No sábado (22), ele precisou passar por uma transfusão sanguínea, e os médicos avaliam constantemente o risco de complicações mais graves, como sepse, que pode surgir a partir da infecção pulmonar.
Essa é a internação mais prolongada do Papa Francisco desde o início de seu pontificado, em 2013. Em 2021, ele também ficou hospitalizado por dez dias para a remoção de parte do cólon. Apesar do quadro delicado, ele tem se mantido consciente e orientado. No domingo (23), participou de uma missa privada em seu apartamento hospitalar.
Em mensagem divulgada pelo Vaticano, o pontífice expressou gratidão aos profissionais de saúde do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e demonstrou confiança em sua recuperação.
O Vaticano segue acompanhando sua evolução, sem previsão de alta médica no momento.
Fonte: AM POST
Foto: Divulgação