Mutirão leva serviços de documentação a comunidades Yanomami no Amazonas

Notícia do Amazonas – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em parceria com o Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), está promovendo um mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em comunidades indígenas Yanomami no estado do Amazonas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar acesso à documentação básica para os povos Yanomami que residem em regiões distantes e de difícil acesso a políticas públicas.
O mutirão teve início no dia 11 de janeiro e contempla três comunidades Yanomami. Até o dia 13 de janeiro, os serviços estão sendo oferecidos nas comunidades de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira, e Ariabu, localizada na divisa com o município de Santa Isabel do Rio Negro. Posteriormente, no período de 14 a 16 de janeiro, a ação se estenderá à comunidade Maiá, também situada na região de fronteira com Santa Isabel do Rio Negro.
Cerca de 650 indígenas residem na comunidade Maiá, onde mais de 100 pessoas não possuem documento de identificação. Além da emissão de Carteiras de Identidade Nacional, o mutirão oferece outros serviços essenciais para os moradores, incluindo orientação jurídica para documentação, prestada pela Defensoria Pública do Amazonas, e assistência para emissão da segunda via de certidão de nascimento, realizada pelo setor de documentação da Funai.
Fonte: AM POST
Foto: Divulgação