Equador anuncia libertação de reféns em prisões e reforça medidas contra onda de violência

Equador anuncia libertação de reféns em prisões e reforça medidas contra onda de violência

O presidente do Equador, Daniel Noboa, confirmou a libertação de todos os guardas e funcionários administrativos que haviam sido feitos reféns por detentos em sete prisões do país. O anúncio foi feito por meio de uma publicação no X, antigo Twitter, onde o presidente parabenizou as forças de segurança e o Exército equatoriano pelo sucesso na operação que resultou na libertação de mais de 130 reféns em prisões localizadas em Azuay, Cañar, Cotopaxi, Tungurahua, Loja, El Oro e Esmeraldas.

“Parabéns pelo trabalho patriótico, profissional e corajoso das Forças Armadas, da Polícia Nacional e do SNAI” (Serviço Nacional de Atenção Integral às Pessoas Privadas de Liberdade), destacou o presidente equatoriano em sua mensagem nas redes sociais. Noboa também ressaltou a liderança dos ministros do Interior, Mónica Palencia, e da Defesa, Giancarlo Loffredo, pelo papel crucial na libertação do pessoal detido.

Em comunicado, o SNAI informou que as ações conjuntas entre militares, polícias e agentes penitenciários foram concluídas com sucesso, resultando na libertação de todos os reféns. No sábado, o SNAI havia comunicado que 133 guardas e três funcionários administrativos permaneciam reféns em diversas prisões.

O Equador enfrenta uma onda de violência desde a fuga do líder da maior facção criminosa, José Adolfo Macias. O presidente Noboa decretou estado de exceção e implementou medidas para neutralizar 22 grupos considerados terroristas. Um toque de recolher das 23h às 5h foi estabelecido pelos próximos dois meses, mas incidentes, como um incêndio em uma boate em El Coca, sugerem desrespeito às restrições. Mais de 170 pessoas permanecem como reféns nos presídios.

Na terça-feira, homens encapuzados e armados invadiram o canal TC Televisión, em Guayaquil, forçando os funcionários a deitarem no chão durante uma transmissão ao vivo. A situação elevou os níveis de preocupação e segurança no país, com soldados das Forças Armadas patrulhando as ruas em veículos blindados para conter a instabilidade.

Fonte: AM POST

Foto: Reprodução

Redacao Portal Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *