Bacurau de coração’, Roberto Cidade destaca importância cultural e econômica da Festa da Melancia e Expomani em Manicoré

Bacurau de coração’, Roberto Cidade destaca importância cultural e econômica da Festa da Melancia e Expomani em Manicoré

 

 

Cidadão manicoreense, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), ressaltou a importância cultural e econômica da 25ª edição da Expomani (Exposição Agropecuária de Manicoré) e da 27ª Festa da Melancia, realizadas no último fim de semana, no Parque de Exposição Domingos Galdino, em Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus).

 

Para o deputado-presidente, investir em eventos culturais e econômicos no interior do Amazonas é fortalecer a economia local.

 

“Quando se investe na cultura do interior, a gente aquece a economia. O recurso que é investido volta para a população. Cada um real investido, no mínimo, três reais retornam para a economia do município. Não é que vá (somente) para a conta da prefeitura, volta para os comerciantes, volta para todo mundo e, no final, também entra para o Executivo municipal. Então, estou muito feliz em ver a população do município de Manicoré alegre”, destacou.

 

O evento, considerado um dos maiores da Calha do Madeira, voltou a movimentar o município após cinco anos, reunindo agronegócio, capacitação técnica, lazer e turismo.

 

“São festas que não aconteciam há 5 anos – a Festa da Melancia e a Expomani. Eu vi a população de Manicoré feliz porque estava tendo a oportunidade de celebrar uma tradição criada lá atrás pelo saudoso ex-prefeito ‘Nena’. Foi um sucesso, uma festa organizada com muito carinho pela prefeitura, com contribuição do Governo do Estado. Nós estivemos presentes, fizemos todas as movimentações possíveis para ajudar e seguimos à disposição para colaborar no próximo ano, para que seja ainda mais organizada, porque cada ano que passa a gente precisa avançar”, afirmou Cidade.

 

O parlamentar agradeceu ao prefeito Lúcio Flávio pela receptividade e aos moradores que prestigiaram a programação.

 

“Foi muito bom ver a população, rever amigos, agradecer todo o empenho da secretária de Cultura Municipal, Adrienne Cidade, que foi incansável, praticamente não dormiu para que tudo acontecesse. Também aos comerciantes e a todos que me receberam bem. Fiquei muito feliz e otimista em ver Manicoré retomando a Festa da Melancia e a Expomani”, concluiu.

 

*Patrimônio cultural*

 

Devido à relevância dos eventos, o deputado Roberto Cidade é autor de leis que protegem oficialmente essas tradições. A Lei nº 5.015/2019 reconhece a Festa da Melancia como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. Já a Lei nº 5.241/2019 declara a Exposição Agropecuária de Manicoré (Expomani) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

 

— — —

 

Avatar

Redacao Portal Impacto

Related articles

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25  Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas.    Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25 Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas. Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *