Proposta de Roberto Cidade reserva 30% de vagas em conselhos de administração e sociedades de economia mista para mulheres

Proposta de Roberto Cidade reserva 30% de vagas em conselhos de administração e sociedades de economia mista para mulheres

 

Com o intuito de contribuir para a promoção da equidade entre gêneros e ampliar a inclusão de grupos historicamente sub-representados nos espaços de poder e decisão, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 658/2025. A proposta estabelece uma reserva mínima de vagas para a participação de mulheres em conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista, sob controle do Estado do Amazonas.

 

“Na Aleam, hoje temos o maior número de deputadas mulheres entre todas as legislaturas, mas isso ainda é muito pouco. Assim como precisamos também que mais mulheres ocupem cargos de liderança em outros órgãos públicos. Sabemos que ainda há muito a avançar, e nossa proposta é mais uma iniciativa nessa construção pela equidade. Que possamos ter cada vez mais mulheres em cargos de liderança, especialmente nos altos escalões das estruturas corporativas e estatais”, declarou o deputado-presidente.

 

Conforme o PL em tramitação na Aleam, deverá haver uma reserva mínima de 30% das vagas de membros titulares para mulheres nos conselhos de administração das sociedades empresárias sob controle do Estado do Amazonas.

 

As empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas pelo Estado também deverão reservar, no mínimo, 30% das vagas de membros titulares dos seus conselhos de administração.

 

 

*Adesão e capacitação*

 

A proposta faculta ao Poder Executivo a instituição de programas de incentivo à adesão voluntária das demais sociedades empresárias com sede no Amazonas à política de reserva de vagas prevista nesta Lei.

 

Além disso, prevê que o Poder Executivo, em parceria com instituições públicas e privadas, poderá promover programas de capacitação e formação continuada voltados à preparação de mulheres para o exercício de funções nos conselhos de administração.

 

As ações de capacitação poderão incluir cursos de governança corporativa, finanças, gestão estratégica, legislação societária, ética empresarial e outros temas relevantes ao desempenho das funções nos conselhos.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023, revelam que, embora as mulheres representem mais de 51% da população brasileira e mais da metade da força de trabalho com ensino superior, ocupam menos de 20% das cadeiras em conselhos administrativos de empresas no país.

 

— — —

 

Avatar

Redacao Portal Impacto

Related articles

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25  Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas.    Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25 Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas. Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *