PL de autoria do presidente Roberto Cidade prevê estímulos à produção audiovisual no Amazonas

PL de autoria do presidente Roberto Cidade prevê estímulos à produção audiovisual no Amazonas

 

Preocupado com o número reduzido de produções audiovisuais no Amazonas e reconhecendo o potencial dos fazedores de cultura do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto de Lei nº 687/2025, que estabelece medidas de incentivo à produção audiovisual no Estado.

 

A proposta busca garantir estímulos ao setor, considerado estratégico tanto para a valorização da identidade cultural e do patrimônio histórico e natural, quanto para a geração de emprego e renda.

 

Para o parlamentar, a falta de apoio à região Norte compromete a diversidade cultural do país e impede o Amazonas de narrar suas próprias histórias e valorizar seus povos.

 

“A ausência de incentivo à produção audiovisual compromete não apenas a diversidade cultural, mas também a capacidade do Amazonas de difundir seus patrimônios. Nosso PL quer ajudar a mudar essa realidade”, destacou Cidade.

 

O projeto prevê estímulos à produção, difusão e distribuição de obras audiovisuais como filmes, documentários, séries, animações e produções educativas. Entre as medidas, estão apoio financeiro por meio de editais, bolsas e prêmios; redução ou isenção de taxas estaduais; parcerias com instituições nacionais e internacionais; apoio técnico e logístico; linhas de financiamento específicas e incentivo à formação de profissionais por meio de cursos, oficinas e intercâmbios.

 

As produções contempladas deverão estar relacionadas a temas ligados à cultura, à história, às tradições, à biodiversidade ou aos povos originários do Amazonas, e obrigatoriamente realizadas por produtores, coletivos ou empresas sediadas no Estado.

 

“O audiovisual é uma poderosa ferramenta de educação, preservação da memória, engajamento social e promoção internacional da imagem da Amazônia. Em tempos de emergência climática, desinformação e ameaças ao bioma, estimular obras que retratem com autenticidade as realidades da região é também uma ação estratégica para o fortalecimento da cidadania, da soberania cultural e da consciência ambiental”, reforçou o presidente da Aleam.

 

Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostram uma profunda concentração dos recursos do setor em poucos estados. Em 2023, o Brasil investiu mais de R$ 2,4 bilhões no audiovisual, mas mais de 30% desse volume ficou em São Paulo, enquanto a região Norte foi praticamente excluída.

 

Em 2024, entre mais de 39 mil projetos registrados nacionalmente, o Amazonas não teve nenhuma proposta contemplada em editais estratégicos.

 

— — —

Avatar

Redacao Portal Impacto

Related articles

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25  Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas.    Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25 Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas. Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *