Isabelle brilha na Sapucaí como Jurema, divindade feminina ligada à floresta
A amazonense Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, brilha nesta terça-feira (4), na Marquês de Sapucaí como Jurema, na Escola de Samba Grande Rio. “Jurema, a essência da Floresta Amazônica. Uma divindade feminina ligado à floresta, à cura e ao conhecimento das ervas”, disse Isabelle
A noite de terça na Marquês de Sapucaí foi palco de um espetáculo cultural emocionante, com a Grande Rio levando para a avenida o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, em homenagem ao Pará. Entre os destaques do desfile, a presença da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que fez sua estreia como musa da escola, encantando o público com sua representação da figura mitológica de Jurema.
“Jurema, a essência da Floresta Amazônica! O samba-enredo da @granderio celebra Jurema, uma divindade feminina ligado à floresta, à cura e ao conhecimento das ervas. Suas espadas têm as ervas da Jurema. Na mitologia, Jurema é descrita como uma nativa que recebeu ensinamentos sagrados dos espíritos da floresta e tornou-se uma força encantada. Em outras versões, ela já nasce como um espírito da floresta, auxiliando curadores e pajés em suas práticas”, disse a Cunhã em postagem no Instagram.
Isabelle detalhou ainda que Jurema, no enrendo, desempenha um papel essencial, além de estar “preparadíssima”.
“No enredo, Jurema desempenha um papel essencial ao batizar as três princesas turcas, transformando-as em animais sagrados da Amazônia, marcando sua conexão com a magia e os mistérios da floresta. Estou PREPARADÍSSIMA para estrear na Sapucaí como Musa da minha Grande Rio . E viver os encantos da minha Amazônia nesse intercâmbio cultural é muito gratificante! Muito obrigada minha Grande Rio por todo carinho comigo neste contexto”, concluiu Isabelle.


