Wilson Lima destaca transformação do Delphina Aziz e defende que hospital público precisa funcionar e entregar resultados

Wilson Lima destaca transformação do Delphina Aziz e defende que hospital público precisa funcionar e entregar resultados

O pré-candidato ao Senado, Wilson Lima, destacou nesta segunda-feira (22/06) a transformação do Hospital Delphina Aziz e defendeu que não basta apenas construir hospitais ou entregar grandes estruturas. Segundo ele, o mais importante é fazer com que as unidades funcionem, tenham equipes, ofereçam serviços de qualidade e apresentem resultados concretos para a população.

 

“Não adianta só construir estruturas e entregar um prédio se ele não funciona. Tem que entregar um hospital que tenha atendimento e apresente os resultados que a sociedade tanto espera”, afirmou Wilson Lima.

 

O Delphina Aziz é um dos exemplos apontados por Wilson para ilustrar essa visão de gestão. Quando assumiu o Governo do Amazonas, em 2019, a unidade contava com apenas 35 leitos em funcionamento e enfrentava problemas estruturais e operacionais. Hoje, o hospital possui mais de 360 leitos e se consolidou como uma das principais referências em alta complexidade da região Norte.

 

A ampliação da estrutura veio acompanhada da reorganização dos fluxos de atendimento e da expansão dos serviços especializados. Atualmente, o Delphina é referência em transplantes renais e hepáticos, implante coclear e diversos procedimentos de média e alta complexidade.

 

A unidade também abriga o maior parque de imagens da América Latina, garantindo mais rapidez e precisão nos diagnósticos. Os exames de tomografia, ressonância magnética, mamografia e raio-x podem ser acessados online pelos pacientes, tornando o atendimento mais ágil e eficiente.

 

Outro avanço importante foi o fortalecimento do laboratório do hospital. Em 2025, a unidade recebeu dez novos equipamentos, ampliando em 23% a capacidade de produção e alcançando mais de 450 mil exames realizados por ano.

 

O Delphina também passou a oferecer medicina hiperbárica, sendo o primeiro hospital público do Amazonas a disponibilizar esse tipo de tratamento, além de se tornar o maior centro transplantador da região Norte. Desde a retomada dos procedimentos, já foram realizados mais de 300 transplantes, incluindo rins e fígado.

 

Os avanços renderam reconhecimento nacional. O hospital mantém a certificação ONA Nível 3 – Excelência, a maior acreditação em saúde do país, e conquistou em 2026 o selo UTI Top Performer, concedido às unidades de terapia intensiva com melhor desempenho no Brasil.

 

Avatar

Redacao Portal Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *