Presidente Roberto Cidade apresenta PL para impulsionar o setor primário com tecnologias da Agricultura 4.0

Presidente Roberto Cidade apresenta PL para impulsionar o setor primário com tecnologias da Agricultura 4.0

 

Consciente da importância da modernização do setor primário, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 1.013/2025, que incentiva e estabelece diretrizes para a implementação da Agricultura 4.0 no estado do Amazonas.

 

O PL pretende ser um instrumento qualificado para a superação da desigualdade tecnológica e o fortalecimento do exercício da atividade produtiva no campo, por meio da maior integração de tecnologias digitais, dispositivos conectados, inteligência artificial e automação, possibilitando maior eficiência produtiva, sustentabilidade e inclusão econômica.

 

“Estudos apontam que mais de 40% das áreas rurais brasileiras não possuem acesso satisfatório à internet. Na Região Norte, esse índice é ainda maior. Sem infraestrutura digital, o agricultor fica impossibilitado de utilizar ferramentas que hoje fazem parte do dia a dia da agricultura. Ele precisa disso para acessar aplicativos para o monitoramento do clima, do solo e, também, para ter acesso a outros serviços públicos digitais de crédito ou assistência técnica. Nosso PL quer ajudar o Amazonas, o homem do campo, do interior do estado, a avançar ainda mais e com qualidade”, destacou Cidade.

 

O Projeto de Lei prevê a promoção da inclusão digital e tecnológica dos agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais, bem como de comunidades tradicionais, extrativistas e ribeirinhas; reduzir o déficit de conectividade em áreas rurais e remotas do estado, tornando possível o uso efetivo da Agricultura 4.0; estimular modelos produtivos sustentáveis, de baixo carbono, regenerativos e adaptados às condições ambientais do bioma amazônico; fortalecer a permanência da juventude no campo e a sucessão rural, por meio da atração de novas tecnologias e oportunidades de trabalho qualificado.

 

A iniciativa visa também apoiar processos de rastreabilidade, certificação, agregação de valor, acesso a mercados e comercialização digital da produção agrícola e extrativista; fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Agricultura 4.0, em parceria com instituições científicas, tecnológicas e de inovação; e contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população, por meio do fortalecimento da produção local com base em sistemas produtivos sustentáveis e eficientes.

 

*Agricultura 4.0*

 

Considera-se Agricultura 4.0 o conjunto de tecnologias digitais e de automação aplicadas às atividades agropecuárias, tais como internet das coisas, sensoriamento remoto, agricultura e pecuária de precisão, big data, inteligência artificial, drones, sistemas de monitoramento, rastreabilidade e plataformas digitais de gestão.

 

“Nossa ideia é priorizar áreas com maior concentração de agricultores familiares, comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso. Nós precisamos muito avançar nesse sentido”, finalizou.

 

— — —

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395

Foto – Herick Pereira

Avatar

Redacao Portal Impacto

Related articles

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25  Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas.    Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Prefeito Raiz recebeu na manhã desta sexta-feira 12/12/ 25 Medalha “Ruy Araújo” a maior comenda do estado do Amazonas. Popularmente conhecido como Raiz, nasceu em 22 de setembro de 1951, na cidade de Novo Aripuanã, filho de Julieta Lopes de Albuquerque. É casado com Maria do Carmo Soares de Albuquerque e pai de dois filhos, André e Audria Regina. Desde muito jovem, Raymundo cresceu trabalhando e construindo sua trajetória com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento de sua terra natal. Formou-se em Contabilidade e, ainda na juventude, iniciou sua atuação profissional na administração municipal. Sua vida pública começou no final da década de 1970, sendo reconhecido como um dos cidadãos que contribuíram para o crescimento e a organização administrativa de Novo Aripuanã. Em 1962, ingressou no serviço público como office boy. Em 1964, passou a atuar no Departamento de Tributos, e, no ano seguinte, em 1965, assumiu o cargo de Fiscal de Renda. Em 1970, tornou-se encarregado do Departamento de Habitação, ampliando sua experiência na gestão municipal. Em 1976, foi designado representante oficial de Novo Aripuanã na capital, Manaus, função estratégica para garantir encaminhamentos e articulações em favor do município. Com forte vocação pública e profundo vínculo com sua comunidade, Raymundo foi eleito Prefeito de Novo Aripuana para o mandato de 1997 a 2000. Após seu mandato, continuou contribuindo com a gestão municipal e, de 2005 a 2008, exerceu o cargo de Vice-prefeito. Retornou ao Executivo em 2018, quando foi eleito Vice-prefeito do então prefeito Jocione Souza, permanecendo na função também no mandato seguinte, entre 2021 e 2024. Em 2025, após uma vida inteira dedicada ao município, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho foi novamente eleito Prefeito de Novo Aripuanã, iniciando seu mandato para o período 2025-2028. Apaixonado por sua cidade e reconhecido por manter suas raízes firmes na história e no território de Novo Aripuanã, Raymundo retorna ao cargo de prefeito depois de 24 anos, assumindo o compromisso de realizar uma administração moderna, responsável e voltada ao bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *